O trabalho tinha como proposta a concepcção e construção de uma luminária que se valesse do princípio dos sólidos de revolução, isto é, o princípio de figuras tridimensionais geradas pela rotação de uma superfície plana em torno de um eixo. Para além disso, a luminária deveria ser composta por materiais poliméricos, porque um dos objetivos do trabalho era nos estimular na busca de conhecimentos técnicos e analíticos sobre produtos em design e seus processos de transformação com materiais poliméricos e com outros tipos de polímeros. Nesse projeto, fiquei mais responsável pela modelagem digital do produto e pela diagramação do relatório.
Antes de elaborar o conceito da nossa luminária, fizemos uma pesquisa de referências, dentre as quais decidimos destacar as seguintes:
Depois dessa pesquisa, concluímos que nossa luminária seria composta de 24 hastes derivadas de quatro hastes elementares. Ou seja, cada uma dessas quatro hastes se repetiria seis vezes. Todas elas girariam em torno de um eixo central e estariam conectadas entre si por meio de três discos. A conexão entre elas e os discos se daria por meio de encaixes. Fizemos sketches manuais e, depois disso, procedemos para a modelagem no Fusion.
Fizemos estudos dessa proposta em um modelo de papelão. Queríamos testar se as medidas estavam certas e se ajustes teriam que ser feitos antes de recortarmos diretamente no acrílico, o polímero escolhido.
Depois dessa etapa, partimos para a construção diretamente no acrílico. Utilizamos apenas cotadoras a laser para o recorte de todas as peças.
O resultado final ficou da seguinte forma: